O Terapeuta da Fala é o profissional responsável pela prevenção, avaliação, diagnóstico, intervenção e estudo científico das perturbações da comunicação humana, englobando todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e/ou escrita, assim como outras formas de comunicação não verbal.
Intervém simultaneamente ao nível da deglutição (passagem segura de alimentos e bebidas através da orofaringe de forma a garantir uma nutrição adequada), da fala, da voz, bem como das perturbações relacionadas com as funções auditiva, visual, cognitiva, orofacial e respiratória.
O Terapeuta da Fala avalia e intervém em indivíduos de todas as idades, desde recém-nascidos a idosos, tendo por objetivo geral otimizar as capacidades de comunicação e/ou deglutição do indivíduo, melhorando a sua qualidade de vida.
Na primeira consulta em Terapia da Fala é feita a anamnese/entrevista que permite a recolha de dados pertinentes sobre o desenvolvimento, a história clínica, as principais queixas, preocupações e sintomas. No seguimento, procede-se à avaliação formal (através da aplicação de testes/provas) e/ou informal (através da observação em contexto natural e/ou espontâneo).
Com base nos resultados obtidos elabora-se o relatório e estabelece-se um diagnóstico, que indicará a necessidade ou não de intervenção, assim como um plano de intervenção adequado à situação.

O Terapeuta da Fala pode intervir nas seguintes áreas:

Sinais de Alerta - 1ª Infância (0 aos 6 anos):

Sinais de Alerta - Idade Escolar:

Sinais de Alerta - Adultos:

Faça a sua marcação:

Carregando...